Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo?

A Universidade Federal do Olimpo Ceará encontra-se como na Grécia Antiga repleta de semideuses. É isso mesmo! São estudantes assim como Hércules, Aquiles, Deon, Teseus e tantos outros. Esses deuses da mitologia grega que eram, sobretudo, fortes, sempre fortes, sempre heróicos, sem covardia, sem nenhum medo. Eram perfeitos, simplesmente completos em si mesmo. Suas façanhas ficaram marcadas na história da civilização ocidental. Mas todas essas epopéias eram mitos?

O que vejo na UFC é um caso paralelo de mitologia. Eu noto o extremo individualismo e uma competitividade a flor de pele. Não quero dizer que não seja importante ter competitividade. Porém, somos seres sociais, não precisamos nos relacionar em desarmonia. Onde já se viu uma sociedade onde o egocentrismo seria uma virtude? É até um paradoxo. Nunca ouvi falar que existisse sociedade centrada no EU, no EGO, na Consciência.

funny gifs

Se o individuo é finito, o sentido de viver está no outro. (Ferreira Gullar)

“Arre estou farto de semideus! Onde é que há gente no mundo?” Será que entramos na universidade sabendo de tudo? Ou somos capazes de aprender tudo sozinho? Autodidatas? Não! Somos apenas seres em experiências contínuas. Podemos até aprender sozinho, isso é ótimo, porém compartilhar tal conhecimento seria muito gratificante para si e para a todos.

A base da sabedoria sempre cairá no famoso clichê Socrático “Só sei que nada sei”. Porra! Admitamos que não sabemos de nada, e portanto sejamos humildes. Só podemos ser fortes (Forte no sentido humano da palavra) deixando essas virtudes de lado: A soberba, a prepotência, o egocentrismo, a arrogância... Não vamos a lugar nenhum com isso, aliás, até vamos, mas é um caminho solitário, feio, sem ninguém para compartilhar nenhum abraço de felicidade.

O povo mais sábio que existe nesta terra, Os bosquímanos.

“O mytho é o nada que é tudo” assim disse Fernando Pessoa, pois são através dos mitos, através das estórias, enfim, através de uma mitologia, que podemos nos espelhar, tomar como exemplo, mas nunca querer serem deuses. (Não no sentido divino).

E para finalizar, assistam este belíssimo trecho do filme Os deuses devem estar loucos...

“Senso de Posse”. Disse tudo!


PS: Arre estou farto de correções gramaticais. Que se dane os erros!