OS DEUSES DEVEM ESTAR NA UFC...
9.4.11
Postado por Gustavo Rocha
Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo?
A Universidade Federal do Olimpo Ceará encontra-se como na Grécia Antiga repleta de semideuses. É isso mesmo! São estudantes assim como Hércules, Aquiles, Deon, Teseus e tantos outros. Esses deuses da mitologia grega que eram, sobretudo, fortes, sempre fortes, sempre heróicos, sem covardia, sem nenhum medo. Eram perfeitos, simplesmente completos em si mesmo. Suas façanhas ficaram marcadas na história da civilização ocidental. Mas todas essas epopéias eram mitos?
O que vejo na UFC é um caso paralelo de mitologia. Eu noto o extremo individualismo e uma competitividade a flor de pele. Não quero dizer que não seja importante ter competitividade. Porém, somos seres sociais, não precisamos nos relacionar
Se o individuo é finito, o sentido de viver está no outro. (Ferreira Gullar)
“Arre estou farto de semideus! Onde é que há gente no mundo?” Será que entramos na universidade sabendo de tudo? Ou somos capazes de aprender tudo sozinho? Autodidatas? Não! Somos apenas seres em experiências contínuas. Podemos até aprender sozinho, isso é ótimo, porém compartilhar tal conhecimento seria muito gratificante para si e para a todos.
A base da sabedoria sempre cairá no famoso clichê Socrático “Só sei que nada sei”. Porra! Admitamos que não sabemos de nada, e portanto sejamos humildes. Só podemos ser fortes (Forte no sentido humano da palavra) deixando essas virtudes de lado: A soberba, a prepotência, o egocentrismo, a arrogância... Não vamos a lugar nenhum com isso, aliás, até vamos, mas é um caminho solitário, feio, sem ninguém para compartilhar nenhum abraço de felicidade.
O povo mais sábio que existe nesta terra, Os bosquímanos.
“O mytho é o nada que é tudo” assim disse Fernando Pessoa, pois são através dos mitos, através das estórias, enfim, através de uma mitologia, que podemos nos espelhar, tomar como exemplo, mas nunca querer serem deuses. (Não no sentido divino).
E para finalizar, assistam este belíssimo trecho do filme Os deuses devem estar loucos...
“Senso de Posse”. Disse tudo!
PS: Arre estou farto de correções gramaticais. Que se dane os erros!
9 de abril de 2011 às 21:16
10 de abril de 2011 às 09:54
Concordo contigo,Gustavo!
O curso de Letras está cheio de gente só esperando passar o período do curso pra pegar o diploma...Afinal,não precisam estudar, já sabem de tudo! Já nasceram sabendo! São monstros? Não! São seres superiores...Só falta a imortalidade...São semideuses!
Hehehehe... Brincadeiras a parte, essas pessoas precisam quebrar a cara pra serem mais humanas... E quando a questão é ensinar, a vida é especialista!
10 de abril de 2011 às 10:13
Naiana, concordo com a perspectiva do seu pensamento. Porém, acho que coloquei "semideuses" no sentido de que alguns se acham perfeitos, nunca erraram e tal...
E Carine, que é do Fãn Club, obrigado pelo comentário,
bjos pessoal!^^
10 de abril de 2011 às 13:00
sempre bastante pertinente em seus post ... realmente é completamente exasperante esse sentimento de superioridade de nossos alunos drogaa!! todos fazem merda!!
10 de abril de 2011 às 15:47
HAHAHAH, sabe o que penso disso né? Não é só no curso de letras a sociedade está repleta de pessoas assim. Adorei o post. :D
11 de maio de 2011 às 17:56
Não curso Letras, sou um mero estudante de filosofia em busca de "sei lá o que", nessa busca convivo diarimente com pessoas que vivem em seus mundos, neles são deus, herois, mas o problema é que o unico súdito e admirador sãos os próprios criadores de seus mundinho. Ceda espaço a outro, reconheça, compartilhe o saber, afinal não vivi-se só, não é mesmo?
27 de maio de 2011 às 18:22
Concordo contigo Remo!