...apesar de tão pouco tempo, fizemos tanto estrago heim ?

Por vezes, preocupamo-nos com tantas coisas triviais, alimentando-nos dos nossos problemas cotidianos, valorizamos coisas materiais ridículas, e não damos qualquer valor ao que realmente interessa. O vídeo ( A fronteira estava em toda parte, Carl Sagan) é uma verdadeira lição de humildade, nos convida a antiga esquecida arte do refletir...Sobre que é a vida? Quem somos nós? e nosso "único" planeta...

A nave Voyager 1 capturou essa imagem da Terra, à distância de mais de 4 bilhões de milhas da Terra, bem nos limites do Sistema Solar. Essa imagem (acima) ficou famosa, sendo conhecida como "Pale Blue Dot" (Pálido Ponto Azul), que também dá nome a um livro de Carl Sagan, que se inspirou nessa imagem. A Terra aparece como um mero ponto (destacado em círculo azul na imagem acima).


Quando a Humanidade deu seu grande salto na Lua em 1969, em torno de meio bilhão de pessoas assistiram empolgadas em pequenas TVs em preto e branco a dois astronautas pisarem em outro mundo. O evento marcou toda uma geração e continua sendo um dos maiores feitos de nossa espécie, mas apesar de tanto avanços tecnológicos eu pergunto: Será que salvaremos nosso planeta desse jeito?

Agora não se trata mais de uma guerra nuclear e sim de negligencia e imprudência nuclear. No Japão é iminente uma epidemia radioativa. Portanto, não façamos como Chernobyl.

Vamos cuidar deste ponto pálido azul. Talvez sejamos os únicos de todo o universo que temos um planeta tão magnífico. Não é sorte. Não é acaso. Não é destino. A tudo isso chamamos de vida...

Trecho da narração de Carl Sagan para Cosmos, renovada com uma série de cenas de tirar o fôlego.