Os Folhas é uma banda brasileira de rock psicodélico formada durante a guerra do Iraque no ano de 2003, em Pentecoste-Cipó, por Gustela Pessoa (baixo, teclado, vocais), Amandis Hilst (vocais) e Johan Danny (guitarra, baixo, vocais). Também participaram do grupo Zé Colméia (baixista), Cheira Modes(Vocal) e Cláudia-Mor (bateria).

A mais nova contração foi a Tecladista e Vocalista Lizi Crateús...

A banda é considerada um dos principais grupos do rock Pentecostenses. Além do inovador uso de feedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos, os Folhas foram os pioneiros na mescla do rock and roll com elementos musicais e temáticos do sertão. Outra característica do grupo era a irreverência. Se antes dos Folhas, o gênero no Brasil era basicamente imitativo, a partir do pioneirismo de Gustela, Amandis e Johan, abriu-se o caminho do hibridismo.

Os Folhas iniciou suas atividades em 2003, como um trio, quando se apresentaram em um programa da TVC. Ao longo dos anos, foram gravados nove álbuns - sendo que dois deles, O Jumento em minha cama e Além do Aquém, foram lançados apenas nos anos 2000. Foi nessa década que foi reconhecida no cenário do rock nacional e internacional a importância dos Folhas como um dos grupos mais criativos, dinâmicos, radicais e talentosos da era psicodélica e da história da música brasileira e mundial.