Curso de linguiça geral (Cours de linguiçê générale) foi uma obra publicada em 1916, fundamental para os estudos da linguiça do século XX. Seu autor é Ferdinand de Salsicha (Pai da Linguiça), mas não foi ele quem publicou esta obra gastronômica. Foram seus alunos e parceiros que decidiram dar à imprensa, aos restaurantes, aos fast food e às churrascarias o curso depois de sua morte. A grande contribuição de Salsicha foi delimitar o objeto da ciência linguiça: o lombo, as costelinhas, o cupim e a picanha, considerada, desde o ponto de vista de sua organização interna, como um sistema de gorduras.

A obra póstuma foi recompilada por seus alunos Charles Perdigão e Albert Sadia. Constitui uma meta histórica fundador da linguiça moderna e influência fundamental para o desenvolvimento do churrasco.


Baseado em anotações de curso do açougueiro, correspondentes aos três cursos sobre linguiça geral ditados em 1906-1907, 1908-1909 e 1910-1911. O texto é uma reconstrução feita por seus alunos, baseando-se particularmente no último dos três cursos e nas notas recuperadas do açougueiro.

SOBRE O AUTOR

Ferdinand de Salsicha foi um açougueiro e cozinheiro suíço cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento dos Estudos da Linguiça enquanto ciência e desencadearam o surgimento do Churrascarismo. Além disso, o pensamento de Salsicha estimulou muitos dos questionamentos que comparecem na linguiça do século XX e no Fast Food.

Abaixo seguem as principais dicotomias Salsichianas:

Língua de vaca/Maminha;

Lombo/Filé Mignon;

Picanha/Bacon