Esse ano não acontecerá a Semana de Humanidades, evento promovido pelas duas maiores universidades públicas do Estado do Ceará.
Jonas Viana
A Semana de Humanidades Trata-se de um projeto que a cada ano vem demonstrando ser fundamental para a integração de alunos, professores e técnico-administrativos, num processo de democratização de informações, conhecimentos e oportunidades, buscando a integração do saber universitário com as demais práticas sociais organizadas.

Desde sua sexta edição (2009) vem sendo realizada em parceria com o Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE), proporcionando o encontro das duas maiores universidades públicas do Estado do Ceará, que atentas ao seu papel político e acadêmico na sociedade cearense, destacam a produção acadêmica de pesquisadores (alunos, técnicos e professores) dos diversos campos do conhecimento que integram a área de Humanidades.


Ao observarmos o calendário acadêmico da Universidade Federal do Ceará, logo perceberemos que a 9º Semana de Humanidades não consta nos eventos elencados para o mês de maio, mês que geralmente a semana acontecia quando estava na programação anual da universidade. Tal fato pode ser explicado de maneira lógica: se não consta no calendário, o evento não acontecerá. 

“O evento não pode ser retirado do calendário acadêmico, porque ele promove a difusão do ensino, da pesquisa e da extensão que fazem parte do tripé que sustenta a universidade” diz Mayara Rodrigues, aluna do Curso de Letras-Português. A ausência da 9º Semana de Humanidades no calendário acadêmico afeta tanto alunos quanto professores. “É lamentável não ter Semana de Humanidades esse ano” diz o Professor Doutor em Filosofia José Carlos de Almeida. Este ressaltou que uma das grandes conquistas do evento foi a parceira feita com o Centro de Humanidades da UECE, experiência extremamente enriquecedora para as duas universidades em termos de conhecimentos. “Na Semana de Humanidades pude ver trabalhos relacionadas com minha área de pesquisa e isso me deixou bastante engrandecido academicamente” diz Adauto Santiago, aluno do Curso de História.

A primeira edição do evento em 2004 contou com 253 inscritos, a segunda em 2005 com 489, a terceira em 2006 com aproximadamente 600... A sétima edição em 2010 contou com 2127 inscritos. Os dados são do próprio site da Semana de Humanidades e comprovam a adesão do evento por parte dos profissionais (alunos, professores, pesquisadores etc) das Ciências Humanas.

Ao procurarmos a Diretoria do Centro de Humanidades para tentar entender o porquê da 9º Semana de Humanidades não acontecer esse ano, nos explicaram que a Semana de Humanidades tem que estar pré-planejada em outubro para que a mesma possa entrar na programação anual da universidade. Mas não foi possível planejá-la devido a mudança de gestão da Diretoria do Centro. Com o processo de transição não houve tempo para definição do tema, estabelecimento de parcerias e organização do evento em si. Mas a atual gestão afirma que pretende manter o projeto da Semana de Humanidades em 2013 com possíveis mudanças no formato – de anual passaria a ser bienal. 

O Professor Doutor José Carlos de Almeida destaca que a questão do planejamento é complicada, pois é a partir dela que vemos com quem podemos realmente contar. Ele ressalta a complexidade de organizar um evento dessa magnitude. 

O ano perde uma semana mais humana, os estudantes perdem a oportunidade de compartilhar conhecimento e a universidade perde na formação de capital social. Problemas de organização podem até ter, mas fica o apelo para que a Semana de Humanidades não deixe de acontecer!