Por Liziane Karine

Gente, sou nova aqui, então vem ni mim, leiam meu post.

Quero começar falando de uma coisa na qual eu tenho um verdadeiro fascínio. Com isso, resolvi falar do meu amor (love is in the air) por cultura TRASH. É isso mesmo, podem ir no google tradutor, TRASH=LIXO. Eu tenho verdadeiro fascínio por esse tipo de movimento. Pra vocês que estão pensando "QUE P****RRA É ESSA?" Vou tentar explicar um pouco, nada muito específico porque eu odeio bancar a cineasta/poetisa/artista/fashionista, é somente um "clareamento de ideias". Bom, cultura trash é um tipo de reciclagem cultural com produtos de mídia considerados de baixa qualidade, não somente por ter esse baixo apelo artístico, mas também do próprio consumo associado à consciência de "má qualidade". Essa "merda" toda, muito cultuada por uma parcela jovem, não se expande só nas artes (artes), mas também se incorporou como um verdadeiro estilo de vida.

Elizi, a Rainha do Trash...

No cinema, a "corrente trash" está muito marcada por vários diretores conceituados. Olha um exemplo:

ARRASTA-ME PARA O INFERNO

Um verdadeiro filme trash. Olha a história: Uma velha, horrorosa, vai ao banco pedir uma extensão do empréstimo de sua casa, porém seu pedido é negado por uma jovem bancária. A partir disso, a vida dessa jovem se torna um verdadeiro PE-SA-DE-LO. Sabem que é o diretor desse filme? Nada mais, nada menos que Sam Raimi, o conceituado diretor de Homem-Aranha. Sim gente, ele mesmo! Muito antes de enriquecer a ponto de optar por não trabalhar nunca mais na sua vida, Sam já produzia filmes desse tipo. Arrasta-me Para o Inferno, é cheio de apelos escatológicos (vocês devem ver a cena da velha lutando com a bancária no estacionamento. É pra mijar de rir), cenas bizarras que te deixam a sensação de que o próprio diretor estava rindo muito de tudo isso. E olha, todo o exagero é proposital. Já vi comentários de pessoas que viram o filme e falaram: Nossa, que filme ruim, muito tosco. POXA, É EXATAMENTE POR ISSO QUE ELE É LEGAL. A cultura trash traz esse tipo de pensamento: Não levar a sério o que é, conscientemente, ridículo.

Falaremos do meu favorito agora:

PLANETA TERROR

Eu choro sangue de emoção com esse. Do meu diretor querido, amado e que tem umas sacadas brilhantes, Robert Rodriguez, best friend de outro tão amado quanto (talvez mais), Quentin Tarantino. Esse filme narra uma história meio louca de zumbis tóxicos que tem umas bolhas no rosto e que passam a perseguir os moradores de uma cidadeghorrenda. Planeta Terror é um verdadeiro exemplo dos grindhouses, ou seja, dos cinemas setentistas com sessões de filmes trash-malditos. É a prova viva de que todo talento inútil na verdade tem uma certa utilidade rs. O Filme tem cenas bastantes bizarras e divertidas, como a cena de sexo entre o casal protagonista que, de repente, é interrompida por um breu, seguido por um anúncio de que aquela cena foi cortada por conta do baixo orçamento. Temos também a clássica e linda cena da protagonista enfiando uma metralhadora na sua extinta perna recém amputada e por aí segue uma sequência de bizarrices...