Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.

(Mario Quintana)

Folheiros, saudações poéticas, hoje é o dia do Leitor e tem um poema de Álvaros de Campos simboliza bem o que significa a leitura para mim.

Ai que prazer

não cumprir um dever.

Ter um livro para ler

e não o fazer!

Ler é maçada,

estudar é nada.

O sol doira sem literatura.

O rio corre bem ou mal,

sem edição original.

E a brisa, essa, de tão naturalmente matinal

como tem tempo, não tem pressa...

Álvaro de Campos

Eu comecei minhas férias dizendo que iria ler “n” livros. Até agora, não li nadinha. Sabes por quê? Por que, para mim, leitura é quando dá vontade de ler, pois ler por obrigação é maçada.

Eu trouxe um exemplo exímio de um bor leitor: Presidenta Dilma....


Após uma leitura de capricho, a alma fica em êxtase. Ao ler, voamos a mundos distantes.

E na academia sempre há a velha discussão “que diabos é a Literatura?”. Ora, muitos se arriscam em conceitos abertos, mas para minha pessoa a literatura é um processo de humanização, uma vez que o “Leitor” é uma das peças centrais deste fenômeno que segundo Jean-Paul Sartre a literatura só se realiza quando os textos alcançam os leitores e estes sofrem um processo de reflexão a partir da leitura (ãhn).

E para concluirmos esta postagem trouxe para vocês este vídeo...