CURSO DE LINGUIÇA GERAL por FERDINAND SALSICHA
23.10.10
Postado por Gustavo Rocha
Curso de lingüiça geral (Cours de linguiçê générale) foi uma obra publicada em 1916, fundamental para os estudos da lingüiça do século XX. Seu autor é Ferdinand de Salsicha(Pai da Lingüiça), mas não foi ele quem publicou esta obra gastronômica. Foram seus alunos e parceiros quem decidiram dar à imprensa, a restaurantes, aos fast food e churrascarias o curso depois de sua morte. A grande contribuição de Salsicha foi delimitar o obejto da ciência linguiça: o lombo, as costelinhas, o cupim e a picanha, considerada, desde o ponto de vista de sua organização interna, como um sistema de gorduras.
A obra póstuma foi recopilada por seus alunos Charles Perdigão e Albert Sadia. Constitui uma meta histórica fundador da lingüiça moderna e influência fundamental para o desenvolvimento do churrascasco.
Baseado em anotações de curso de açougueiro, correspondentes aos três cursos sobre lingüiça geral ditados em 1906-1907, 1908-1909 e 1910-1911,. O texto é uma reconstrução feita por seus alunos, baseando-se particularmente no último dos três cursos e as notas recuperadas do açougueiro.
SOBRE O AUTOR
Ferdinand de Salsicha foi um açougueiro e cozinheiro suíço cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento dos Estudos da Lingüiça enquanto ciência e desencadearam o surgimento do Churrascarismo. Além disso, o pensamento de Saussure estimulou muitos dos questionamentos que comparecem na lingüiça do século XX e no Fast Food.
Abaixo segue as principais dicotomias Salsichianas:
Língua de vaca/Maminha
Lombo/Filé Mignon
Picanha/Panelada
This entry was posted on October 4, 2009 at 12:14 pm, and is filed under
LINGUÍSTICA
. Follow any responses to this post through RSS. You can leave a response, or trackback from your own site.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
18 de agosto de 2011 às 19:40
kkkkkkkkkk ferdinand salsicha foi foda kkkkkkkkkkkkkkk
eu já pensei em outro nome, ferdinando salsinha