Darth Vader?
O Prof. Darth Vader luta em uma guerra a favor da literatura e contra a ignorância. Em um ambiente de guerra sangrenta espacial, os alunos se tornam uma legião de opositores intergalácticos. O general Darth com todo seu conhecimento literário tenta de todas as formas implantar uma revolução (raízes de conscientização a favor de uma sociedade digna). Já diziam por ai que uma guerra seria um mal necessário. Justamente neste argumento é que travamos uma guerra contra alienação social. Outra vez disse Todorov que a Literatura está em perigo, em extinção, em decadência. Sartre, também, expõe sua preocupação com a literatura do pós-guerra, quando a vida européia tendia ao caos, depois das barbaridades da segunda guerra mundial (Que é a literatura?).
Professor Doutor da Universidade Espacial, Darth Vader com sua moral e ética, é um dos professores mais respeitado do universo. Em suas aulas extremamente tensas, (Estilo Guerra Fria), com toda sua postura intimida seus fracos alunos, exige-os leituras severas. Se os alunos não lerem, o professor saca sua espada e decepa-os. O trauma deixa sequelas graves. O último jedi aluno que não leu os textos obrigatórios ficou com problemas psicológicos. Entretanto, seu profissionalismo é exemplar, não existe profissional igual a ele. Perfeccionista, pontual, cumpre o calendário, designa os textos com antecedência. Todos os conteúdos são totalmente trabalhados, discutidos, examinados e consequentemente todas as dúvidas são sanadas. E ele não hesita em dar informações extras e dicas de leituras. Seus exames são, sobretudo, democráticos. Portanto, os alunos aprendem!
Ser o um professor não é um exercício trivial. É a tarefa mais difícil da humanidade, pois trabalhamos com a educação de outrem, trabalhamos, pois, com seres humanos. Ás vezes não há respeito com a autoridade do mestre. Portanto, a solução é ser RIGOROSO. (Peça fundamental de qualquer autoridade).
Amor ou temor? RECONHECIMENTO seria a palavra chave para resolver os problemas desta profissão. Aliás, não se ensina pra se ter retornos e vantagens, mas para fazer o bem para outrem. Este bem é o conhecimento do mundo. E a literatura sem dúvida é uma dessas fontes de conhecimento. Deixemos o filósofo grego Sócrates concluir este pensamento: “Não é preciso cuidar do que tem, mas do que se é.”