Capa do livro Diário de Fiuk

Na atualidade cultural brasileira, escrever um livro é fácil e publicá-lo mais fácil ainda. Só basta ser filho de artista ou mostrar a bunda (opa!) as nádegas na faculdade (Não precisa nem ser bonita). Por isso, fiquei muito feliz que o talentoso cantor e ator Fiuk vai lançar uma auto-biografia - Diário de Fiuk - aos 20 anos (Vê se pode).

Foi-se a época em que publicar livros requeria labor literário, criatividade, empenho, competência, engajamento político, preocupação estética etc. Lima Barreto que o diga. Grande escritor pré-modernista mestre da ironia. Ele comeu o pão que o diabo amassou para publicar suas obras literárias.

Vejamos trechos da biografia de Lima escrita por Carlos Faraco que demonstra as dificuldades de antigamente pra publicar um livro, e, faremos comparações com a atualidade:

“Lima Barreto delineava para si outros horizontes. Despontava nele, vigorosamente a vocação de escritor...” (FARACO, 1993)

[Trecho do bendito Diário de Fiuk: “De toda a família eu sempre fui o que menos tive talento para todas as áreas...”. Ainda bem que ele é sincero.]

“A glória das letras só as tem, quem a elas se dá inteiramente; nelas, como no amor, só é amado quem se esquece de si inteiramente e se entrega com fé cega.” (FARACO, 1993)

[Será que Fiuk pensa assim?]

“Lima já havia então escrito os primeiros capítulos do romance Recordações do escrivão Isaías Caminha, mas não tinha como divulgá-lo. A imprensa burguesa certamente não seria um veículo que viesse a aceitar sua obra...” (FARACO, 1993)

[Já o Fiuk foi convidado pela Saraiva a publicar a pérola autobiográfica. Uma baita facilidade pra quem não escreve porra nenhuma]

“Lima Barreto passava todo o tempo à procura de um editor para suas obras. A Garnier (Editora da época), só publicava autores consagrados ou escritores novatos com apresentação de um intelectual ilustre.” (FARACO, 1993)

[Fiuk não escreveu praticamente nada, quem escreveu quase tudo foi a jornalista Clene Telles]

“Logo ele recebeu notícias do editor: havia a possibilidade de publicar o livro, desde que o escritor concordasse em não receber um único centavo de direitos autorais. Lima aceitou.” (FARACO, 1993)

[Fiuk já vendeu milhares de livros antes do lançamento]

Coletei uns comentários na internet. Vamos ver o que a pessoal pensa a respeito do Diário de Fiuk:

Rafael

- É moda. Geyse, Fiuk...quem mais? Putz...pior é quem compra essa porcaria !!

http://diversao.terra.com.br/

Antonio

O que ele tem de interessante (se é que alguém ache isso interessante) além de ser filho de Fábio Jr? Pobre geração teen.

http://br.omg.yahoo.com/news

Dark Night

nossa, ele ta se achando o senhor de idade pra lançar um livro sobre a viadade dele sua LONGA jornada

http://www.xtibia.com/forum/topic/147237-fiuk-lanca-um-livro/

Lurdi

- Lixo como este só mesmo na pior livraria do Brasil. Savaiva FEDE! Tudo de pior para a empreitada, são meus sinceros votos. MORRAM.

http://diversao.terra.com.br/

Homem do Tempo

- Como diz o Texto...pelo menos até o momento onde li...(pode ser que corrijam) ele está lançando sua 'biografaii' mesmo...hehehe. Ridículo.

http://diversao.terra.com.br/


O pior melhor ainda está por vir. Fiuk interpretará Raul Seixas. Logo o nosso saudoso mestre do Rock brasileiro. O nome do filme é Raul Seixas: O inicio, o fim e o meio.

Vejam o trailer do filme:

Sem comentários…OFF