Universidade Federal do Ceará

Pró-Reitoria de Graduação

Chefe de Departamento Professor Rui

DEPARTAMENTO DE LETRAS BOSQUIANA

TEORIA DO BOSQUE

PROGRAMA DE DISCIPLINA

Curso: Letras

Modalidade(s): Licenciaturas

Currículo(s): 2006.1

Turno(s): (X) Diurno (X) Noturno

Departamento: LETRAS BOSQUIANA

RB002 TEORIA DO BOSQUE

Pré-Requisitos: -

Carga Horária Carga Horária Total

Teórica: (48h)

Prática: (16h)

64h

Est. Supervisionado:

Obrigatória

Regime da disciplina: Semestral

Justificativa: A disciplina de Teoria do Bosque: o bosque (parece até a mesopotâmia)1 exige que o professor ministre conteúdos relativos a uma das entidades mais problemáticas em conversas; a fofoca que é o alvo dos alunos. Por si só, este escopo torna a disciplina indispensável ao Curso de Letras, porque coloca uma questão de fundamental importância, a ociosidade: é o bosque um ente teórico, como o espaço de lazer, ou ele é, na verdade, teórico de reuniões políticas, poéticas e lingüistas, a depender de dois fatores, o tipo de língua e a dimensão em que é estudado? Por outro lado, assentada que é no bosque, a disciplina permite focar conceitos basilares de como regar os jardins, como escapar das mangas caindo na sua cabeça, pombos insuportáveis no seu caminho e gatinhos simpáticos que dormem longas horas nos bancos do campus. Destarte, favorece mostrar pontos de junção entre os alunos da casa de cultura e da graduação, além de observar os aluno(A)s transeuntes do FB, CEFET, Adaulto Bezerra etc e tal. Daí em diante põe-se problemas específicos de alta relevância, a saber, o concernente às classes de alunos de diversas origens e os relativos aos diversos critérios que os fazem passar por aquele corredor. Pode-se discutir, então, se é possível um só critério de relação: entre o CH1 e o CH2. De fundamental relevo é também verificar até que ponto critérios se interpenetram ou se excluem. Sem uma bem alicerçada teoria das classes bosqueana, é difícil, para não dizer impossível, estudar as categorias, em uma etapa posterior da disciplina: a estatua Moreira Campos, o bloco tupi, a barraquinha do Rui e etc.

Ps1: A Mesopotâmia foi uma região por onde passavam muitos povos nômades oriundos de diversas regiões.

Ementa: Estudo do bosque em teoria considerando estruturação física, psicológica e social . Descrição do Conteúdo:

48 horas voltadas para a exposição e discussão dos conteúdos e 16 horas, de natureza prática, com base em trabalho de campo e de pesquisa bibliográfica. O conteúdo assim se distribui:

a) estudo do bosque quanto as seus tipos

b) estudo da relação entre o bosque, o CH2 e a Reitoria

c) identificação dos critérios de classificação do bosque

d) identificação dos transeuntes

e) análise da relação entre os alunos e as categorias identificadoras.

Bibliografia Básica:

RUI, Campos. Teorias bosquianas. Fortaleza: Editora Folha do Bosque, 2010.

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Professores chamam enganar, nós chamamos de trabalho em equipe.