Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!

...

Outro dia estava lendo o poema do Casimiro de Abreu Meus oito anos. A poesia me deu uma saudade enorme dos tempos de menino. Uma época em que éramos tão felizes e não sabíamos. Era um vivenciar sem saber que vive. Quando menino são tantas as coisas que marcam como brinquedos, brincadeiras, guloseimas, filmes e sem dúvida o lugar da infância. Pensando nisso resolvi relembrar algumas das coisas de crianças que marcou a vida de muitos:

GUARDA-CHUVA DE CHOCOLATE

Clássico dos clássicos. Uma espécie de chocolate derretido e ainda dava pra colecionar o cabinho.

PIRULITO DO ZORRO

Já procurei em todas as mercearias, mas não existe mais pra vender. Era um dos favoritos!

PIROCÓPTERO


O negocio mais barato e ao mesmo tempo mais extraordinário que tive quando moleque.

BOLINHA DE GUDE OU BILA

Oh! tempo bom. Jogar bila à tarde depois daquela chuvinha (terra molhada ideal pra deslizar a bila). Shooow!

PIÃO!

Clássico! Pensa num troço que sofri pra aprender a girar. Após muitos anos indo comprar pião lá nos Piãozeiros (Local onde se vende pião) consegui soltar um cabeça-de-gato. Por volta de 98/99.

IÔ IÔ DA PROMOÇÃO DA COCA-COLA

Esse realmente marcou! Era uma espécie de febre do iô iô. Todos fazendo as formidáveis manobras ( Volta ao mundo!). E ainda tinha de esperar o caminhão da COCA-COLA passar na rua pra trocar as tampinha premiado pelos iô iôs.

SUPER NITENDO

Longas manhãs, tardes e noites ou seja o dia inteiro no mais popular vídeo game dos anos 90 (vício). Super Mário, Aladim, Donkey Kong , campeonato brasileiro 96 e entre outros games que marcaram épocas! Quando o jogo dava tiuti tinha que tirar a fita e soprar até secar os pulmões.

TAMAGOSHI

Era um verdadeiro reality show. Muito legal. O mais interessante era o nascimento do bixo, quando o bixo defecava ou quando estava doente e com fome também. Ao morrer é só tristeza.

MINI GAME

O melhor passatempo que já vi na face da terra. O joguinho dos quadradinhos caindo todo mundo já jogou!

Espero que todos tenham recordado um pouco destas brincadeiras de uma geração totalmente original. Anos 90.

Vejam o vídeo do Paulo Autran declamando a poesia Meus oito anos...


Dedicado aos meus oito anos.