Tem gente que ainda não compreende a charge acima!

Folheiras e folheiro do meu bosque baronil, venho dessa vez falar sobre o facebook. Uma importante rede social que revolucionou a forma de comunicação e se tornou uma das principais plataformas da internet de interatividade.

Entretanto, com tanta informação que é despejada no face, em consequência há uma confusão de ideia. Como assim? É fácil entender.

Se por exemplo digo assim:

Troco meu esperma por uma máquina de lavar...

Quem me segue no face , lasca um comentário, julga, condena, parte logo para conclusão, sem antes mesmo fazer pelo um menos uma ponderação.

Para se compreender um texto são necessários três conhecimentos:

Um deles é o conhecimento de mundo. O que é isso, Brasil? Ora, se você estiver atualizado com que está acontecendo no mundo, na sua região, na sua cidade você irá com certeza entender alguma charge, piada, anedota...

O conhecimento linguístico que se trata da estruturação linguística dos enunciados; o uso dos meios coesivos; a seleção lexical adequada ao tema.

Por ultimo, temos o conhecimento interacional que para mobilizar e ativar conhecimentos referentes às formas de interação. A partir desse tipo de conhecimento, somos capazes de iniciar e terminar certas formas de comunicação; sabemos, por exemplo, o que dizer e a quem quando entramos em uma loja ou em uma lanchonete; ou quando participamos de um velório, ou de um aniversário, ou de um texto faceboquaiando bosquímano. Por meio dele, podemos reconhecer, por exemplo, o texto abaixo como pertencendo ao gênero charge:

Agora Brasil que você entendeu como se compreender um texto é importante não julgar, condenar ou escrever um comentário descontextualizado nos facebooks da vida. Como disse o filósofo francês Jean-Paulo Sartre no livro Que é literatura?:

"Quanta asneira! O fato é que se lê mal, afoitamente, e se julga antes de compreender."

Acorda Brasil!

Seria vital que facebook ministrasse uma aula dessas de análise de discurso aos sem noção!

.


#ficadica