Há tempos gostaria de deixar uma dica pra lá de especial. Desta vez relacionei música e literatura. A obra de Miguel de Cervantes Dom Quixote de La Mancha é fonte inspiração para muitos cantores. Dentre todas as músicas quixoteanas existem duas muito queridas: Dom Quixote dos Engenheiros do Hawaii e Don Quixote (Spanish Rain) de Coldplay.

DOM QUIXOTE (ENGENHEIROS DO HAWAII)

O vocalista Humberto Gessinger é poeta da crítica e ironia. E se serviu da grande narrativa cavalaresca e recriou uma linda música. Ele canta e reconta uma história de um solitário apaixonado, otário, peixe fora d’água, fora do páreo...

Adoro o seguinte trecho da canção: “Tudo bem, até pode ser que os dragões sejam moinhos de vento tudo bem, seja o que for seja por amor às causas perdidas”.

DON QUIXOTE (COLDPLAY)

A banda inglesa de rock alternativo Coldplay também se inspirou inteiramente no cânone. A música é cantada na língua do Salve Rainha. Vejam a tradução AQUI.

A música reproduz a história propriamente dita da maior obra de ficção de todos os tempos. Chris Martin compôs um arranjo especial pra canção quixotena...

"You'll never be lonely"

Meus queridos folheiros valeu a pena apreciar a beleza das duas canções que retratam o formidável clássico da literatura.

Achou interessante? Mande sugestões.