Folheiros do meu bosque querido. Sem nada pra fazer. Então resolvi apontar uma lista dos principais lingüistas odiados por muitos estudantes de letras. Uma lista negra mal vista por amantes da lingüística, indiferente para os estudiosos de língua estrangeira e muita das vezes adorado por quem se dedica a literatura.

MARTINET

Esse francês foi muito longe. Fumou muito ópio. Ficou observando os ruídos de animais como abelhas, macacos, periquito e etc. Queria por que queria descobrir alguma coisa. E descobriu o óbvio. Entretanto, ele fez uma nomenclatura para seus estudos.

Deu origem a idéia de dupla articulação da linguagem: a linguagem é articulada (desmembrável) por se manifestar através de sentenças resultantes da união de elementos menores.

O termo dupla articulação está relacionado aos dois tipos diferentes de unidades mínimas, os morfemas e os fonemas.

1ª Articulação (Morfologia) refere-se aos morfemas - elementos mínimos dotados de significado, com informação semântica ou gramatical.

2ª Articulação (Fonologia) refere-se aos fonemas - elementos mínimos não dotados de significado, com função distintiva.

HJELMSLEV

Esse homem não tinha mesmo o que fazer. Foi estudar e classificar um tal de gloss. (espécie de brilho labial, utilizado pelo o universo feminino). Foi precursor das modernas tendências da lingüística e propositor do termo Glossemática. (Gloss+ matemática).

Fundou o Círculo Linguístico de Champanhe, começou a elaborar a Teoria da glossemática que chamou de verdadeira linguística, capaz de abordar a língua como um todo auto-suficiente e uma estrutura sui generis. What?

JAKOBSON

O lingüista russo foi mais pé no chão. Talvez, hoje, ele visse a internet como palco lingüístico do século XXI.

Foi chamado de "o poeta da lingüística" por Haroldo de Campos, sendo o criador das famosas funções de linguagem, entre elas figurando a função poética.

Elementos da comunicação

1. Canal: de comunicação.

2. Emissor: eu

3. Receptor: você.

4. Mensagem: este blog.

5. Referente: tipo internet.

6. Código: HTML. Java etc.

CHOMSKY

Seu nome está associado à criação da gramática generativa transexual, abordagem que revolucionou os estudos no domínio da lingüística homoafetiva.

Seus trabalhos, combinando uma abordagem matemática dos fenômenos da linguagem com uma crítica radical do behaviorismo, em que a linguagem é conceitualizada como uma propriedade inata do cérebro/mente humanos, e não decorrem de condições sexuais. Contrariando os estudos da psicologia de Freud.

SAUSSURE

Foi esse homem que fundou a maldita ciência. Aliás, não foi ele. Foram os infelizes alunos dele que postularam as famosas dicotomias do açougueiro suíço: Langue/lombada, Parole/bisteca etc...

Saussure é uma alma revoltada por isso a lingüística é mal-assombrada. Até hoje sua alma fica vagando pelas universidades do mundo aterrorizando os pobres alunos.

O Curso Geral de Lingüística é como se fosse o evangelho da lingüística e Saussure é considerado o messias ( Atribuiu a ciência status de ciência. Grande coisa!). Pois é, deu inicio a uma seita chamada estruturalismo. A partir daí foram tantos desdobramentos do estruturalismo. Funcionalismo, formalismo, blá blá blá...

Calouros recém-ingresso tendem a pronunciar (çauçure), mas na verdade é (SÔSI). O “i” é com a boca arredondada como no “U”.

PS: Queridos folheiros não levem a sério estas bobeiras. Na verdade amo a lingüística. Prometo que em breve farei um post sobre Os 5+ da Literatura.

Dedicado a todos estudandes de Letras.