Era uma quarta-feira estavam todos vendo o último capítulo de A Usurpadora quando começa o Plantão da Globo e Glória Maria fala a seguinte frase: “O Brasil acaba de ficar independente”. Todos que estavam na sala, ficam pasmos com a notícia. Fogos e bombas são disparados para comemorar a independência. Isso foi em 1822 quando o Brasil nem era ainda o que é hoje politicamente, mas já tinha toda a belezura dessa gente.


Não lembro ao certo como foi o processo, mas sei que o resultado foi bom. Aqui estamos uma nação com noção, ou não, de que tem força e capacidade para receber jogos e combates de longa duração. Brasil, como diz a música, meu Brasil brasileiro, meu mulato lisonjeiro... Tu és o maior bem que nós brasileiros ainda temos.  

Se não tivéssemos sido descobertos por portugueses, eu mesmo faria questão de descobrir cada segredo que ainda existe aqui. Nacionalista? Patriota? Sou um pouco dos dois, mas o que mais fomenta a minha paixão por essas terras é o nativismo, este esteve e está presente em nossa terra, em nossa fauna, em nossa flora, em nossa gente, em nosso ventre e em todo o lugar, pois o homem natural nunca se extinguirá, ou não.


Por fim, parabéns terra minha linda! 189 não é muito não, mas já vale a pena por toda a nossa população.